Novidades 2007/2008
A 3.ª edição dos Concertos Promenade, o GuitarFest, o musical "Cabeças no ar", a ópera "L'elisir d'amore" e o habitual circo natalício são os destaques da programação para 2007/2008 do Coliseu do Porto.
"O objectivo é criar novos públicos e dar espaço aos jovens, cuja formação musical tem sido muito fraca ao longo dos anos", apontou, ontem, José António Barros, presidente Associação de Amigos do Coliseu do Porto (AACP). Os Concertos Promenade são "a iniciativa, por excelência, para formar públicos", sublinha.
O primeiro dos 11 espectáculos - um por mês, aos domingos de manhã - está marcado para o próximo dia 23 com a interpretação da "Abertura 1882", de Tchaikovsky, pela Orquestra Clássica de Espinho.
"Trata-se da obra mais tocada de um dos compositores mais conhecidos e foi concebida para ser interpretada ao ar livre com orquestras sinfónicas e militar, carrilhões e canhões", começa por dizer Jorge Castro Ribeiro, responsável pelo programa. Canhões não haverá no Coliseu, mas "teremos tiros e fogos-de-artíficio", previne.
Recorde-se que estes concertos contam com um convidado especial, que escolhe uma obra a ser interpretada. Ruy de Carvalho é o primeiro de um rol de personalidades, como Vitor Baía, Manuel Alegre ou Vasco Graça Moura.
Garantindo que, "cada ano terá um festival dedicado a um instrumento musical", o presidente da AACP anuncia para este ano o GuitarFest, um evento a realizar-se nos dias 30 e 1 de Outubro, Dia Mundial da Música, com um programa que ultrapassa concertos centrados na guitarra. Haverá um 'show case' para novos talentos, 'workshops', visitas aos bastidores, 'jam sessions', um concurso de guitarra júnior, exposições de instrumentos e projecções de vídeo.
Vicente Amigo encerra o festival no dia 1, naquele que é o único momento do evento em que se paga bilhete (entre 10 a 35 euros). Numa co-produção com o Teatro Municipal São Luiz, o musical "Cabeças no ar" sobe ao palco do Coliseu do Porto entre 26 e 28 de Outubro. Trata-se de um espectáculo de Carlos Tê, com canções suas, mas também de João Gil e Rui Veloso. Os bilhetes custam entre 5 e 20 euros.
Na área do canto lírico, o Círculo Portuense de Ópera apresenta, dias 9 e 10 de Novembro, uma das obras mais populares de Donizetti, "L'elisir d'amore". Em 2008, esta programação será feita com um novo parceiro a Casa da Música.
José António Barros anunciou ainda que o Coliseu do Porto investiu um "total de 300 mil euros em equipamento novo", destacando-se "um sistema de som de última geração - esse financiado pela Câmara Municipal do Porto" - e um palco giratório "único por ser o mais fino que se conhece". Custou 45 mil euros e, tal como o sistema de som, foi concebido especialmente para o Coliseu. Tem 20 centímetros de espessura e 12 metros de diâmetro. (in JN 14/9/2007)