2008 - Actividade Desenvolvida

Novamente este ano subiram ao palco do Coliseu do Porto alguns dos mais emblemáticos espectáculos, reforçando o seu carisma como grande sala de espectáculos da cidade e revelando a preferência dos produtores externos e a qualidade das produções próprias apresentadas.

Um ano mais os artistas portugueses encontraram no Coliseu um grande palco à sua medida e um público desejoso de os saudar. De referir a presença dos fadistas Camané e Ana Moura, o jovem Mickael Carreira, os consagrados Xutos & Pontapés numa festa da empresa TNT, a apresentação do trabalho a solo do seu vocalista, Tim, em mais uma comemoração do aniversário do Montepio, e o “pai do rock português”, Rui Veloso, desta vez acompanhado dos Perfume, no 10º aniversário da Optimus.

Do outro lado do oceano, e já uma presença habitual no palco do Coliseu do Porto, os brasileiros Rick & Renner, Gilberto Gil, Adriana Cacanhotto, Maria Rita, Djavan e o sempre irreverente Ney Matogrosso.

No domínio dos clássicos, pudemos apreciar em Janeiro as valsas e mazurkas da família Strauss nos concertos “Wiener Gala Strauss” e “Grande Concerto de Ano Novo”, a excelente adaptação para flamenco de “Carmina Burana” e “Carmen”, a ópera “O Elixir do Amor” de Donizetti e as obras “Rapsody in Blue” de Gershwin e “Carmina Burana” de Orff.

O jazz esteve este ano representado pelos génios Joe Satriani e Ornette Coleman e a música electrónica pelo vanguardista Jean-Michel Jarre.

Também os estudantes voltaram a encher a sala do Coliseu com os habituais festivais de tunas Padrecos, Tafep, XXI FITA, XXII FITU e Portuscalle.

O Teatro ficou este ano marcado pelas peças infantis de “Alice no Pais das Maravilhas” e “As Viagens de Gulliver” apresentadas pelo Teatro Negro de Praga, pelas gargalhadas arrancadas ao público pela peça “Os melhores excertos dos Monty Phyton” e pela gravação ao vivo do espectáculo de stand-up comedy de Quim Roscas e Zeca Estacionâncio.

A Dança voltou a abrilhantar o palco do Coliseu com a Gala de Bailado do Porto e o clássico “Lago dos Cisnes”. Mas também a dança argentina marcou o seu lugar com os espectáculos “Tango Fire” e “O’Tango”. Não só dança, mas também música, acrobacias e muita magia foi a mensagem transmitida pelo espectáculo “My Dream”

Um sucesso garantido são sempre os concertos pop-rock que este ano fizeram vibrar alguns milhares de pessoas ao som de Emir Kusturika & The No Smoking Orchestra, Portishead, Editors, Nightwish, Nick Cave, Cat Power, Feist, Juanes e Peter Murphy.

Finalmente, destacamos a apresentação anual das Viagens Pinto Lopes, a Convenção da Companhia de Seguros AXA, a comemoração do Ano do Rato Chinês, o campeonato de Kickboxing, a iniciativa “Porto Crianças” e “Porto Actividades” da Câmara Municipal do Porto, o Sarau Cultural do Centro Recreativo de Mafamude, o espectáculo “O Dia da Obra” da Obra Diocesana do Porto e o sarau de variedades da Casa do Gaiato.

O terceiro ciclo de CONCERTOS PROMENADE DO COLISEU DO PORTO iniciado em Setembro de 2007, continuou até Julho com mais 7 concertos: “Coppélia” de Delibes com a Orquestra Sinfonietta da ESMAE e a Escola de Dança Pirmin Treku, a ópera infantil “A Floresta” de Eurico Carrapatoso com a Orquestra ARTAVE e o Coro Infantil do CPO, a oratória “Messias” de Haendel com a Orquestra de Música Antiga da ESMAE e o Coro da Academia de Música de Viana do Castelo, “Estou-me a Marimbar” com o Drumming – Grupo de Percussão que foi em Junho apresentado nas “40 horas em Festa” da Fundação Serralves, a “História de Babar” de Poulenc com a Orquestra ARTAVE, o poema sinfónico “Peer Gynt” de Grieg com a Orquestra Nacional do Porto e “Música de Filmes” com a Banda Sinfónica Portuguesa. Mais um ano, esta iniciativa da Associação Amigos do Coliseu do Porto, destinada a toda a família mas com o seu foco principal na formação dos jovens, contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto através da aquisição de bilhetes para distribuição pelas escolas públicas da cidade e da Casa Castanheira que ofereceu o instrumento musical sorteado em Julho por todos aqueles que assistiram ao ciclo completo de concertos.

Em Setembro iniciou-se um novo ciclo, já o quarto, de CONCERTOS PROMENADE. O “Concerto para Violino e Orquestra” de Tchaikovsky com a Orquestra Aproarte e o promissor violinista Alexandre da Costa, “Os Planetas” de Holst com a Orquestra Clássica de Espinho, “A Moldávia” de Smetana com a Orquestra do Norte e “Música no Circo” com a Banda Sinfónica Portuguesas, foram os primeiros quatro desta nova série de concertos. Este ano, a novidade foi a repetição de alguns dos concertos na segunda-feira seguinte à sua apresentação, desta vez destinado maioritariamente a grupos de alunos das escolas. A primeira experiência foi realizada em Outubro com “Os Planetas” de Holst, garantindo o sucesso desta aposta com cerca de 2.500 crianças a esgotarem a sala do Coliseu.

Ainda no âmbito das produções próprias, o Coliseu do Porto apresentou em Março mais um concerto com a CHAPELLE ROYALE, uma notável interpretação do REQUIEM ALEMÃO de Brahms com a Orchestre das Champs-Élysées e o Collegium Vocale Gent, dirigidos pelo Maestro Philippe Herreweghe, com o apoio do banco BPI e que foi aplaudido por cerca de 1.200 pessoas.

Dezembro foi mais uma vez o mês dedicado àquele que é ainda hoje considerado o maior espectáculo do mundo, o circo, com a apresentação de 54 récitas do MONUMENTAL CIRCO DO COLISEU DO PORTO que estreou oficialmente no dia 12 de Dezembro e se manteve em cena até 1 de Janeiro de 2009.

A sala do Coliseu do Porto demonstrou mais uma vez a sua polivalência, permitindo a realização dos mais diversos tipos de espectáculo, assegurando a sua função cultural e procurando atingir os mais diversos públicos.