1996 - Incêndio

500_118

Um sonho reduzido a cinzas.

Em 28 de Setembro de 1996 todas as atenções estavam viradas para a modelo Claudia Schiffer, principal atracção do desfile de moda Portugal Fashion 96, que teve lugar no Coliseu do Porto.

Horas depois, um incêndio deflagra, destruindo completamente a caixa do palco e provocando graves estragos na sala principal e nos camarins.

A sua origem continua indeterminada, mas as suas consequências foram dramáticas. Viveram-se horas de choque e consternação, que se fizeram sentir nas palavras de muitos amantes do Coliseu, como Eduardo Barros, que referiu que “…realmente quando foi o incêndio toda a gente ficou triste. O Coliseu é a nossa sala de espectáculos, a nossa porta em termos culturais, e isso marcou.”

Novamente, gerou-se uma cadeia de solidariedade, quer por parte das instituições – Presidente da República, Governo, Câmara Municipal do Porto, – quer por parte de empresas e particulares que contribuíram com apoio financeiro e materiais para a reconstrução. 

O Coliseu do Porto, numa recuperação surpreendente, voltou a abrir as portas no dia 12 de Dezembro, com o tradicional espectáculo do Circo de Natal. O Coliseu tornava assim a renascer das cinzas para agrado de todos.

Entretanto, a recuperação completa da sala só estaria concluida dois anos mais tarde, em 1998, reabrindo triunfalmente ao público no dia 24 de Novembro,  com a ópera CARMEN, de Bizet, numa co-produção entre a Associação Amigos do Coliseu do Porto, o Círculo Portuense de Ópera e a Orquestra Nacional do Porto.